ANGELOLOGIA – (A DOUTRINA DOS ANJOS)
A palavra angelologia vem do grego “angelos”, que significa “mensageiro”. A angelologia estuda a doutrina dos anjos. Os anjos são seres espirituais, criaturas e serviçais de Deus para realizar a sua vontade e adorar a Cristo.
Em Hebreus 1:14 – diz: “Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir àqueles que hão de herdar a salvação? ”
Destaca-se também que alguns anjos são mencionados pelo seu nome, como Gabriel e Miguel. Gabriel: Este é o anjo que anunciou o nascimento de João Batista a Zacarias
Lucas 1:11-12.19 – “Então um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, à direita do altar do incenso. Quando Zacarias o viu, perturbou-se e foi dominado pelo medo. O anjo respondeu: “Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas”.
Gabriel também anunciou à Maria o nascimento de Jesus.
Lucas 1:26-28. 30,31 – “No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! ” Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus”.
- A NATUREZA E AS FUNÇÕES DOS ANJOS
Pode-se observar que a bíblia cita, diferentes nomenclaturas para se referir aos anjos como: Arcanjo, Serafins e Querubins. Dessa forma, entendemos que há uma certa classificação dos anjos, como se observa abaixo:
Arcanjo: Em Judas 9 é citado Miguel, com o título de arcanjo.
Judas 1.9 – “Mas o Arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo infamatório contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.”
Serafins: Em Isaias podemos observar os serafins adorando a Deus e reconhecendo sua santidade.
Isaías 6:2-3: “Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”
Querubins: Em Genesis cita os querubins como os anjos que foram colocados na porta do Jardim do Éden.
Gênesis 3:24: “E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida”.
- ANJOS CAIDOS
Ressaltamos também os anjos caídos sob a liderança de Satanás. Os seus agentes (aqueles que os seguiram) são chamados de demônios.
Apocalipse 12.9 – “E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo. Ele foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos”.
Os anjos caídos, têm como objetivo tentar enganar e destruir os homens e a obra de Deus. E é contra eles que lutamos.
Efésios 6:12 – “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais”.
Em Ezequiel 28:1-10, por exemplo, descreve o “rei de Tiro” com características que muitos interpretam como sendo aplicáveis a Satanás antes de sua queda, destacando sua beleza, sabedoria e posição elevada antes de ser corrompido pelo orgulho Já Isaías 14, fala sobre alguém que caiu do céu e que pretendia elevar seu trono acima das estrelas de Deus, mas foi reduzido ao mundo dos mortos (Sheol) a profundidade do abismo.
Isaías 14:12-15 – “Veja como você caiu do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Veja como você foi lançado por terra, você que debilitava as nações! Você pensava assim: “Subirei ao céu, exaltarei o meu trono acima das estrelas e me assentarei no monte da congregação, nas extremidades do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.” Mas você descerá ao mundo dos mortos, no mais profundo do abismo”.