Teologia

ANTROPOLOGIA – (A DOUTRINA DO HOMEM)


O homem é criatura de Deus, feito do pó da terra, conforme Gênesis 2:7 “Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente”.

Este homem foi criado a imagem e semelhança de Deus: Gênesis 1:27 diz: “Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.

A Declaração da Convenção Batista Brasileira comenta:

Seu corpo foi feito do pó da terra e para lá voltará. Seu Espírito procede de Deus e para ele retornará. Igualmente Eclesiastes 12:7 diz: “E o pó volte a terra como a era e o Espírito volte a Deus que o deu”

Este homem é pecador e carece da graça e da misericórdia de Deus. Pelo pecado praticado por nosso pai Adão, agora todos já nascem com essa essência deste pecado em seu próprio ser.

Gênesis 3:17 “E a Adão (Deus) disse: — Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida”.

O homem é dotado de tem sentimentos, inteligência, capacidade, dons. Seu propósito é glorificar seu criador em sua forma de viver, agir e pensar. Sendo assim o homem deve refletir a imagem de seu criador.

Dentro da antropologia existem duas linhas teológicas a tricotomia e a dicotomia.

TRICOTOMIA: Essa linha teológica defende que o homem é feito de corpo, alma
e espírito.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração”. (Hebreus 4:12)

DICOTOMIA: Já está linha defende que o homem é feito de corpo, sendo alma e espírito sinônimos em seu entendimento. Desta forma o homem é feito de corpo, alma/espírito.

“E o pó voltar à terra, como o era, e o espírito voltar a Deus, que o deu”.
(Eclesiastes 12:7)

Autor: Davi Germano de Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights