CRISTOLOGIA
Cristologia é o estudo da pessoa de Cristo. Dentro da cristologia podemos observar a natureza humana e divina de Cristo, sendo assim Jesus foi 100% Deus e 100% homem; fator este que na teologia chamamos de União hipostática. O relato de João diz que o Verbo se fez carne e habitou entre nós.
– “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
Vejamos o que a Bíblia nos ensina sobre isso ao que diz respeito a natureza humana e Divina de Jesus.
A HUMANIDADE DE JESUS Observarmos alguns textos bíblicos que comprovam a natureza humana de Jesus:
1 Timóteo 2:5 – “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus”. Romanos 5:15 – “Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos”!
Lucas 24:39 – “Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho”.
Podemos observar também que os evangelhos relatam necessidades e sentimentos humanos de Jesus:
Jesus sentiu cansaço: João 4:6 – “Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia”.
Jesus teve sede: João 4.7 – “Nisto veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber” Jesus chorou: João 11:35 18
Jesus se alimentou: Lucas 7:36 – “E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa”.
Dentro da Cristologia ainda podemos destacar:
Jesus é o caminho a verdade e a vida: João 14:6 – Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. ”
Jesus é o pão da vida: João 6:48-51– “Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.
Jesus é água viva: João 7:37- 38 – “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
A DIVINDADE DE JESUS
Podemos comprovar biblicamente a divindade de Jesus através dos seguintes textos bíblicos:
João 1.1 – “No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus”.
João 14.8,9 – Filipe disse a Jesus: — Senhor, mostre-nos o Pai, e isso nos basta. Jesus respondeu: — Há tanto tempo estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem vê a mim vê o Pai. Como é que você diz: “Mostre-nos o Pai”?
João 10.30 – Eu e o Pai somos um
João 20.28 – “Ao que Tomé respondeu: Senhor meu e Deus meu”.
Filipenses 2.5-7 – “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia 19 apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens”.
Dentro do tema cristologia aprendemos também que Jesus é:
Jesus é o bom pastor: João 10.11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Jesus é aquele que morreu e ressuscitou: 2ª Coríntios 5: 15– E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Jesus é aquele que voltará: Atos 1.11 – “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”.
Apocalipse 1.8 – “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”.
Jesus é Deus: João 14:8-10 – Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.”
Jesus, o Deus encarnado veio a este mundo nasceu de uma virgem conforme as profecias, operou milagres, maravilhas e sinais, veio para salvar o perdido pecador. Ele sofreu, e morreu pelos nossos pecados. Mas ressuscitou e está assentado à direita de Deus todo-poderoso e Ele voltará.
João 14:1-3: diz: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”.