Teologia

HAMARTIOLOGIA – (A DOUTRINA DO PECADO)

O pecado é toda transgressão, todo erro contra a Palavra de Deus. Sua etimologia vem da palavra grega hamartano, que traz o sentido de errar o alvo. Ou seja, errar o alvo estabelecido por Deus.

Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado, porque nele permanece a semente divina; esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. (1 João 3.4,9)

O pecado faz separação entre Deus e o homem.

Isaías 59:2 diz: “Mas as iniquidades (pecados) de vocês fazem separação entre vocês e o seu Deus; e os pecados que vocês cometem o levam a esconder o seu rosto de vocês, para não ouvir os seus pedidos”.

Pecamos por omissão: “Ora, se alguém possui recursos deste mundo e vê seu irmão passar necessidade, mas fecha o coração para essa pessoa, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade. (1ª João 3:17-18)

Pecamos por pensamento: “Vocês ouviram o que foi dito: “Não cometa adultério.”  Eu, porém, lhes digo: todo o que olhar para uma mulher com intenção impura, já cometeu adultério com ela no seu coração. — Se o seu olho  direito leva você a tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. Pois é preferível você perder uma parte do seu corpo do que ter o corpo inteiro lançado no inferno. 30E, se a sua mão direita leva você a tropeçar, corte-a e jogue-a fora. Pois é preferível você perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno. (Mateus 5:27-29)

Pecamos por ação: “Eu, porém, lhes digo que todo aquele que se irar contra o seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem insultar o seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem o chamar de tolo estará sujeito ao inferno de fogo”. (Mateus 5.22)

Entretanto, o convertido a Jesus Cristo, apesar de ser um pecador, “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). Não vive na prática do pecado. 1ª João 3:6 afirma: “Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.”

A consequência do pecado é a morte, mas pela graça de Deus temos a oportunidade da salvação em Cristo Jesus.

Conforme escrito em Romanos 6.23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

O pecado na vida de um crente não é uma prática, mas um acidente de percurso. Cristo oferece perdão para todo o arrependido e confesso pecador.

1 João 1:9 diz: “Se confessares os vossos pecados Ele é fiel e justo para vos perdoar os pecados e vos purificar de toda injustiça”.

2 Crônicas 7:14 – também afirma: “Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar e orar e me buscar e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

Autor: Davi Germano de Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights