Inspiração relaciona-se com o ato da recepção e o registro da verdade Divina. O Espírito Santo através do seu poder moveu homens santos, separados, a registrarem a revelação de Deus.

Geisler comenta: “A bíblia é inspirada no seguinte sentido: homens movidos pelo Espírito, escreveram Palavras sopradas por Deus, as quais são a fonte de autoridade para a fé e para a prática cristã”. (pág. 10)

2ª Pedro 1.20 diz: “Primeiramente, porém saibam que nenhuma profecia da escritura provém de interpretação pessoal. Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana. Entretanto, homens falaram por parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”.

2ªTimóteo 3.16-17 diz: “Toda escritura é inspirada por Deus e é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.

Salmos 119:89 – Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra está firmada no céu. 16 A escritura foi inspirada por Deus. Ela é perfeita, inerrante e infalível. Ou seja, ela não erra e não falha.

Salmos 19:7 – “A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes”.

ILUMINAÇÃO
Iluminação, é o ato de Deus iluminar o coração e a mente das pessoas para que possam compreender as verdades de Deus reveladas. Ilustrando: é como se estivéssemos dentro de uma casa completamente sem iluminação. Sabemos que há vários moveis dentro da casa, mas para conhecermos quais moveis são precisamos de luz/iluminação. Somente o Espirito Santo pode iluminar as mentes para que as pessoas possam entender a mensagem revelada das Escrituras.

Hobbs, comenta: Iluminação é o entendimento espiritual concedido pelo Espirito Santo de Deus afim de habilitar o homem a assimilar a verdade revelada. (pág. 14)

João 14.26 – “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse”

1 Coríntios 2.12,13 – “Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais”.

Efésios 1.17,18 – Peço ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, que conceda a vocês espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele. Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês, qual é a riqueza da glória da sua herança nos santos.

Autor: Davi Germano de Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights