Revelação, significa tirar o véu, desvendar, revelar. Como, por exemplo as máquinas fotográficas de antigamente. Nós tirávamos a foto, ela já existia, porém, só era conhecida quando revelada.

Segundo Hobbs, Revelação é o processo de Deus manifestar a si próprio e também sua mensagem ou vontade a mensageiros humanos. (pag.14)

Genesis 12.1 – O Senhor disse a Abrão: — Saia da sua terra, da sua parentela e da casa do seu pai e vá para a terra que lhe mostrarei.

Êxodo 20.1 – “Então Deus falou todas estas palavras: Eu sou o Senhor, seu Deus, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão”.

Apocalipse 1.1-2 – “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando o seu anjo, deu a conhecer ao seu servo João, que atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu”.

Podemos dizer que Revelação é a manifestação que Deus faz de si mesmo aos homens. Deus se revelou ao homem por meio da revelação geral (ou natural) e pela revelação especial (ou específica). Podemos sintetizar da seguinte maneira: A revelação geral (ou natural) é conhecida através da criação. E a revelação especial (ou específica) é conhecida através das Escrituras (Bíblia) e de Jesus Cristo.

A REVELAÇÃO GERAL
Essa revelação se dá a partir das coisas criadas por Deus, para que possamos ver a existência de Deus e o seu poder através da criação.

Salmos 19:1 diz: “Os céus proclamam a Glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos”.

Podemos ver a expressão da revelação geral de Deus também em Romanos 1:19-20 que diz: “Pois, o que se pode conhecer a respeito de Deus é manifesto entre eles, porque Deus lhe manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, isto é, o seu eterno poder e a sua divindade claramente se reconhecem desde a criação do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que Deus fez. Por isso os seres humanos são indesculpáveis”.

REVELAÇÃO ESPECIAL
A revelação especial (ou específica) se dá através de Jesus Cristo, a revelação encarnada de Deus e das Escrituras sagradas.

Hebreus 1.1 – “Antigamente, Deus falou, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, mas nestes últimos dias nos falou pelo filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o universo”.

Salmos 19:7-9 – “A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas”.

Autor: Davi Germano de Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights