SOTEREOLOGIA – (A DOUTRINA DA SALVAÇÃO)
Soteriologia é o estudo da salvação, ou seja, da aplicação da obra de Cristo na vida do crente. A salvação é obra única e exclusiva de Deus através de sua graça, por meio de Jesus Cristo por intermédio do Espírito Santo que convence o homem da justiça do pecado e do juízo. É impossível o homem obter a salvação, por compra, por méritos próprios ou por meio de caridade, conforme diz
Efésios 2:8,9: “Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
Erickson, observa, que o problema do homem é o pecado, mas a solução é a morte e ressurreição de Cristo. O meio é a fé e o resultado é a justificação, a santificação e a glorificação.
Atos 4:12: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. ”
Romanos 3:23,24 – “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”.
Romanos 10:9 – “Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo”.
João 5:24 – “Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida”.
- ELEIÇÃO
Deus nos elegeu em Cristo para a salvação. A salvação está ao alcance de todos pela graça manifesta de Jesus Cristo, em levar/pagar o pecado de toda humanidade na cruz do calvário para que todo aquele que nele crê seja salvo da condenação eterna.
Efésios 1:4 – “Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor”.
João 1:12 – “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome”
João 3:16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Romanos 10:13-15 – Porque: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”
João 3:36 – Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.
Romanos 10:9 – “Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo”.
Efésios 1:13 – “Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa”.
- REGENERAÇÃO:
O Espírito Santo de Deus habitando em nossa vida, faz de nós novas criaturas, conforme relato de
2 Coríntios 5:17 – “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram
novas”.
Gálatas 2:20 – Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo
vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus,
o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
- JUSTIFICAÇÃO:
Cristo nos justificou, nos reconciliando com Deus e nos declarando sem culpa. Agora temos livre acesso ao Pai.
Romanos 8:33,34 – “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por
nós”.
Romanos 5:1 – “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio
do nosso Senhor Jesus Cristo”.
Romanos 8:1 – “Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que
estão em Cristo Jesus”.
- SANTIFICAÇÃO:
A santificação é um processo que todo eleito, regenerado e justificado deve buscar. Os que são de fato de Cristo buscam viver uma vida Santa.
1ª Pedro 1:15,16 – “Pelo contrário, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, porque está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo.”
1ª João 2:4-6 – “Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não guarda os seus mandamentos, esse é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas quem guarda a sua palavra, nele verdadeiramente tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: quem diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”.
- GLORIFICAÇÃO:
A glorificação é ápice da vida do crente, isso acontecerá na Glória onde estaremos para sempre com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, gozando das bem-aventuranças da vida eterna.
1ª Tessalonicenses 4:16,17 – “Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”.
João 14:2,3 – “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês. E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu
estou, vocês estejam também”.
Filipenses 3:20,21 – “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas”.