TEONTOLOGIA
A Teontologia estuda o ser da pessoa de Deus e os seus atributos. Não conseguimos compreender Deus em sua totalidade aqui neste mundo. Mas Deus se revela a nós e nos dá um relance, uma ideia, e uma porção daquilo que ele é, e de seu ser. Ilustrando: Não podemos colocar toda a água de um oceano, em um copo de 200 ml de água. Esse copo seria nossa mente. Mas podemos conhecer uma porção daquela água que contêm no oceano. Sendo assim para nós humanos, é impossível conhecer a Deus em sua totalidade. Entretanto, a porção que nos foi revelada é suficiente para termos a ciência de que existe um Deus.
Oseias 6:3 – nos orienta: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor! Como o amanhecer sua vinda é certa. Ele descerá sobre nós como a chuva, como a chuva fora de época que rega a terra”. João 17:03 – diz: “E a vida eterna é esta: Que conheçam a ti o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste”.
LANGSTON, define Deus da seguinte maneira: “Deus é Espírito Pessoal, perfeitamente bom que em seu Santo amor, cria, sustenta e governa todas as coisas”.
João 4:24 – diz que Deus é Espírito: “Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores, o adorem em espírito e em verdade.
Salmos 136:1 – diz que Deus é bom: “Louvai a Deus porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. ”
Lucas 18:19 – Jesus diz ao jovem rico: “Jesus respondeu por que me chamas bom? Ninguém é bom a não ser um que é Deus”.
Mateus 5:48 – afirma que Deus é perfeito: “Portanto sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu”.
Em Isaias 6:3 – relata que Deus é Santo: “E clamavam uns para os outros dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos. Toda a terra está cheia da sua glória”.
1ª João 4:8 – vai dizer que Deus é amor: “Quem não ama, não conhece a Deus porque Deus é amor”
Gênesis: 1.1 – relata que Deus é criador: “No princípio criou Deus os céus e a terra” Deus se revelou como Pai ao povo de Israel, povo este que foi escolhido por sua graça e proposito para que Ele pudesse se revelar.
Êxodo 4:22 – Diga a Faraó: Assim diz o Senhor: “Israel é meu filho, meu primogênito”.
OS ATRIBUTOS DE DEUS: Os atributos de Deus são todas as características que revelam sua essência e aquilo que ele é. Esses atributos são divididos de duas formas, a saber; Atributos naturais (ou comunicáveis) e Atributos morais (ou incomunicáveis)
ATRIBUTOS NATURAIS OU COMUNICÁVEIS: São aqueles atributos que Deus possui e reflete em nós para que também possamos refleti-los diante do mundo, mencionamos alguns dos atributos naturais tais como:
AMOR: 1 João 4:7,8 – “Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”.
BONDADE: Salmos 136: 1– Louvai a Deus porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. Salmos 86:5 – Pois tu, Senhor, és bom e perdoador; rico em misericórdia para com todos os que te invocam.
PERDÃO: Mateus 6:14-15 – “Pois, se perdoarem as transgressões uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as transgressões de vocês”.
MISERICÓRDIA: Mateus 5:7 – “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia”.
JUSTIÇA: Isaías 10:1,2 – “Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo, fazendo das viúvas sua presa e roubando dos órfãos! ”
Isaías 59:14-16 – “Assim a justiça retrocede, e a retidão fica à distância, pois a verdade caiu na praça e a honestidade não consegue entrar. Não se acha a verdade em parte alguma, e quem evita o mal é vítima de saque. Olhou o Senhor e indignou-se com a falta de justiça. Ele viu que não houve ninguém, admirou se porque ninguém intercedeu; então o seu braço lhe trouxe livramento e a sua justiça deu-lhe apoio”.
ATRIBUTOS INCOMUNICÁVEIS OU MORAIS: São aquelas características que são únicas e exclusivas de Deus. Sendo o homem incapaz de possuí-las. Podemos citar algumas delas: eternidade, onisciência, onipotência, onipresença, soberania.
Deus é eterno: 1Timóteo 1:17– “Ao Rei eterno, imortal e invisível, o único Deus — a ele sejam dadas a honra e a glória, para todo o sempre! Amém! ”
Deus é soberano Filipenses 2:13 – “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”.
Deus é Onipotente (Ele tem todo poder e pode todas as coisas): Jeremias 32:27 – “Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim? ”
Lucas 1:37– “Pois Nada é impossível para Deus”.
Isaías 40:25,26 – “Com quem vocês me compararão? Quem se assemelha a mim? “, pergunta o Santo. Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!
Deus é onisciente: (Ele tem toda ciência) Salmos 139:1- 4 – diz: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor”. Deus é onipresente
Provérbios 15:3 – “Os olhos do Senhor estão em todo lugar contemplando os maus e os bons”.
Jeremias 23:23-24 – “Sou eu apenas um Deus de perto”, pergunta o Senhor, “e não também um Deus de longe? Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja? “, pergunta o Senhor. “Não sou eu aquele que enche os céus e a terra? “, pergunta o Senhor”.
Salmos 139:7-10: – “Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá”.